quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Puerto Natales

No dia 09 de janeiro deixamos o a capital mundial do treking e do vento p/ trás e rumamos p/ El Calafate, e já na manhã do dia seguinte estávamos todos em outro ônibus que partia de El Calafate pontualmente as 8h00 com destino a Puerto Natales no Chile. Depois de alguns quilômetros de asfalto o ônibus entrou por uma estrada de rípio numa reta sem fim que parecia nos conduzir até o infinito. Intermináveis quatro ou cinco horas depois chegamos em Puerto Natales e descobrimos outra cidade ao lado de outro belíssimo lago, mas desta vez a cidade estava ainda mais próxima, e apesar do sol que brilhava o vento que vinha deste lago era muito frio. Talvez eu seja repetitivo descrevendo o vento que nos perseguiu por praticamente toda a viajem, mas acontece que era impossível esquecer ou se acostumar com este vento que não nos dava trégua. A cidade é muito simples e pobre, mas guarda seu charme interiorano. Atrás do lago algumas elevações montanhosas alcançavam as nuvens e sua beleza era tanta que eu julgava ser ali Torres Del Paine.

Corremos a cidade em busca de todos acessórios que precisávamos, e fomos encontrar tudo na famosa Casa Cecília de Puerto Natales todo o suporte que precisávamos para nossa empreitada pelo Parque Torres Del Paine com uma galera muito simpática e ponta firme, bem diferente da maioria dos profissionais de turismo que estão sempre empenhados em te esfolar até o ultimo tostão enquanto sorriem como hienas revirando o lixo. Dá para se ver que não curto muito a galera que trabalha com turismo. :)

Por outro lado, todo meu desprezo pelos profissionais de turismo as vezes me custa caro, meste caso apesar de toda minha pesquisa e planejamento o cronograma da viagem não era compatível com a disponibilidade dos ônibus para voltar do parque para a cidade de Puerto Natales e nem tão pouco para seguir de volta para El Calafate. Por conta disto fomos obrigados a reduzir em 1 dia o tempo no parque, tempo este que nos custou caro para percorrer o circuito W.

No dia seguinte partimos para Torres Del Paine em dois casais levando duas barracas, colchonetes e sacos de dormir, tudo alugado na Casa Cecília, e mais nossas roupas. Cada um carregou uma mochila de aproximadamente 18 kg, o que se revelou depois de algumas horas de caminhada demasiado para nossa pretensões de viajantes.

Nenhum comentário: