sábado, 9 de fevereiro de 2008

El Calafate - Glaciar Perito Moreno

Chegamos a El Calafate numa tarde de quinta-feira, 16 de janeiro, e naquele dia pouco restou para se fazer além de comer e beber até o sol se por (lá pelas 23h00). El Calafate esta em uma grande planície e bem e ao lado de uma gigante parede de pedras, o que dá um charme muito especial à cidade, mas a cidade em cidade em si nada tem de diferente de várias outras pequenas cidades turísticas. Uma rua principal cheia de carros nervosos, lojas de suvenir, restaurantes, bares, cafés, caixas eletrônicos (é lógico), tudo muito caro e pouco original, e repleto de turistas que andam como zumbis de lá para cá sem saber bem o que estão procurando.

A grande atração da cidade é sem duvida nenhuma o grande Glaciar Perito Moreno e foi p/ lá que seguimos na manhã do dia seguinte. Lá pelas 8h00 uma van nos apanhou na pousada e seguimos parando de porta em porta de pousadas e hotéis até chegar ao parque Perito Moreno. Um passeio bem “turistão”, mas apenas a visão de Perito Moreno já compensa qualquer sacrifício. Trocamos a van por um ônibus e em certa altura o ônibus por um barco para chegar relativamente próximos das paredes do glaciar. Descemos na outra margem do rio para colocarmos grampones (garras de ferro) sob os sapatos e partimos sobre o gelo para uma caminhada de 1 hora sob um lindo dia de sol. O esforço da caminhada não é tão grande e a sensação de estar sobre aquela imensidão de gelo e indescritível. Apesar do sol quando olhávamos em direção ao centro do glaciar era possível ver muita nebulosidade e minha impressão era que naquele exato momento nevava sobre o glaciar um pouco mais adiante.

Depois da caminhada voltamos para a outra margem do rio para nos juntarmos aos muitos outros turistas na torcida por um grande desabamento de gelo. A visão daquelas grandes placas de gelo se desprendendo e caindo sobre o lago é fascinante somado ao barulho que produzem. Tudo isto aconteceu durante um dia inteiro, e quando eu ainda queria ficar por ali um pouquinho mais me dei conta que o dia já estava terminando e que precisávamos voltar. Fim do dia, quase fim das férias, passamos por El Calafate para nosso último jantar na Patagônia.

Um comentário:

Anônimo disse...

O mini trekking no Perito Moreno vlae muito a pena! É fantástico subir aquela imensidao de gelo