terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Torres Del Paine – 4o dia – Glaciar Gray

Ah, como é bom caminhar sem peso nas costas, somente uma pequena mochila de ataque com as câmeras fotográficas e mais algumas tranqueiras. Deixamos as barracas e todo o resto da bagagem no camping e partimos numa caminhada para fazer o famoso “bate e volta” até refúgio Gray.

Quase todo o trajeto foi de subida leve repleto de bosques floridos sempre margeando o LAGO GRAY. Depois de poucas horas já foi possível ver vários pedaços de gelo flutuando pelo lago, e um pouco mais adiante uma elevação rochosa dava uma excelente visão de quase todo glaciar.

Estávamos ainda no meio do dia então apertamos o passo para chegar logo ao refugio Gray, e quando chegamos passamos por ele para caminhar mais ½ hora e chegar de cara ao Glaciar. Era uma visão espetacular, entre nós e o glaciar havia o lago Gray e bem no meio deste era possível ver uma embarcação que naquela imensidão de gelo, água, céu, e tudo mais, parecia bem pequeno. Ao voltar passamos pelo refugio conhecer e aproveitamos p/ tomar uma cerveja. O lugar é tão bonito que por quase todo caminho de volta ficamos fazendo planos sobre a próxima viagem a Torres Del Paine, que obrigatoriamente teremos de incluir um tempo de hospedagem no Gray. Este na verdade era meu plano original, que infelizmente teve de mudar quando descobri que nem todos meios de transporte na Patagônia estão a minha disposição.

Chegamos de volta ao PAINE GRANDE ainda em tempo para o jantar e assim pudemos apenas confirmar a minha péssima impressão do local. PAINE GRANDE faz bem o gênero “turistão” do toma lá da cá, e é uma grande pena um lugar tão bonito e com astral tão legal reservar um espaço para este tipo de turismo. Pelo que entendi este refugio serve de base para os turistas que não estão dispostos a fazer as longas caminhadas, então chegam até ali de barco e exploram apenas as redondezas. É certo que assim como eu, todas estas pessoas tem o mesmo direito de conhecer Torres Del Paine da maneira que quiserem, mas da próxima vez que voltar lá cuidarei para ficar bem longe delas.

Nenhum comentário: